Orquestra de Sopros e Percussão Facmol
Fundada no ano de 2010, a Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL é um grupo instrumental composto por 85 integrantes entre estudantes de música e professores instrumentistas.
A faixa etária dos integrantes é diversificada, contemplando crianças de 13 anos e adultos de 45. Dentre os elementos sonoros que compõem o grupo estão os instrumentos de sopro e a percussão. O grupo começou suas atividades a partir de um desdobramento da ação cultural da FACMOL – Fanfarra Celda Melo, criada em 1992. Dessa forma, elementos da sonoridade típica das Fanfarras são característicos na Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL, apresentando uma perspectiva dinâmica e inovadora em seu repertório que propõe um diálogo entre o erudito e o popular.
A Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL possui um histórico de grande sucesso, verificada pelas mais de 170 premiações obtidas em concursos e mostras por todo o país. Destes, mais de 80 prêmios foram para 1º Lugar. A regência da Orquestra de Sopros e Percussão Facmol está sob responsabilidade do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, um dos idealizadores e criadores do grupo.
O grupo aposta na qualidade musical de seus integrantes e na irreverência natural dos jovens que compõem o grupo. Com atuações performáticas dos integrantes, a Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL, além de apresentar um espetáculo musical de grande valor artístico e fruitivo, envolve o público com uma dinâmica de palco inovadora e moderna.
Versatilidade
Uma das características que fazem da FACMOL referência no país na área execução musical de grupo, e a versatilidade com que se adéqua aos mais diferentes espaços e formatos. Em apresentações públicas, o grupo assume um formato de fanfarra, com corpo coreógrafo. Esse formato permite a intervenção em espaços urbanos, permitindo o alcance de um maior público. Nesses casos, o repertório assume uma linha mais popular, que além de manter o caráter apreciativo da música instrumental, envolve e diverte o público.